quarta-feira, novembro 15, 2006

Song # 70 - Six Organs Of Admittance na ZDB

---Transcrevo aqui o integral da ultima newsletter da Ananana--- www.ananana.pt
Ben Chasny, mais conhecido pelo seu projecto Six Organs of Admittance, mas também colaborador regular nos Comets On Fire, Current 93, August Born e muitos outros, regressa mais uma vez a Portugal (vimo-lo há menos de um mês em palco com os Comets). Após os seu espectáculo no Lux, em Abril de 2005, é altura de rever um mestre da guitarra numa sala mais intimista e quente. Dia 17 Six Organs of Admittance na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, por volta das 23 horas.
Six Organs of Admittance «The Sun Awakens»
Se a fórmula Six Organs of Admittance enquadrava o trabalho mais “folk oriented” de Ben Chasny, o que ouvimos no novo “The Sun Awakens” entra resolutamente no território percorrido pelo seu grupo psych-noise Comets on Fire, do qual, aliás, vem o baterista que o acompanha, Chris Corsano, músico que está a ganhar particular fama pelos lados do free jazz e que já tinha feito uma aparição no anterior “School of the Flower”. Uma guitarra eléctrica em distorção também entra em cena, dobrando a acústica que é a imagem de marca do “som” Six Organs, evidenciando-se muito particularmente nos “drones” de “Black Wall” e “Attar”, duas das mais intensas canções de sempre desta figura da “new weird America”, a segunda parecendo simplesmente a continuação da primeira. A “piéce de resistance” do álbum é, porém, o mantra “River of Transfiguration”, com os seus 24 minutos de experimentalismo rock e de modalismo inspirado na música indiana, em jeito de “freak out”. Talvez o mais ambicioso disco até à data do projecto, tem uma aura “dark” que não é propriamente habitual na música de Chasny, consequência certamente das suas colaborações com David Tibet nos Current 93. Esta ligação faz-nos pensar na que Tibet tem, por sua vez, com Stapleton, a alma dos Nurse With Wound, especializado na elaboração de paisagens sonoras, e o certo é que a peça de fundo deste CD se aproxima desse domínio. Mais adiante ficaremos a saber se é uma via a seguir...
Six Organs of Admittance «School of The Flower»
As coordenadas deste novo álbum dos Six Organs of Admittance não deixam de ser curiosas: o mentor do projecto, Ben Chasny, foi muito evidentemente influenciado no seu manejo da guitarra acústica por John Fahey e Robbie Basho, mas aplica os conhecimentos bebidos na audição destes em situações que são mais pop do que alguma vez aquelas figuras das seis cordas alguma vez intencionaram; depois, acontece que o outro membro do duo é o baterista e percussionista Chris Corsano, de nome feito nos meios do free jazz mas que aqui está claramente a experimentar terreno novo. Resultado: um trabalho que transpira folk por todos os lados mas que os seus criadores se recusam a identificar como tal ("fuck folk, love music!", dizem eles), que só é rock momentaneamente, apesar da intenção filiatória dos dois músicos ("rock is the new folk", defendem também), e que evidencia o gosto de ambos pelo experimentalismo sem nunca se desviar do formato clássico da canção. A referência confessada do tema que dá nome ao disco é "Church of Anthrax" de John Cale e Terry Riley, o primeiro um autor de canções pop/rock de bom recorte que passou por La Monte Young e Velvet Underground e o outro um compositor que começou por ser radical e polémico para se tornar um arauto do "mainstream" contemporâneo, mas depressa se torna claro que os Gastr del Sol de David Grubbs e Jim O'Rourke se colocaram de permeio no seu imaginário musical. No meio de tantos "nem-nem", não sendo "nem uma coisa nem outra", de algo podemos estar certos: os Six Organs of Admittance não pertencem à "new weird America" de que falou a revista Wire. Uma música assim tão serena não podia mesmo ser considerada "esquisita".De registar que o último tema do disco se chama "Lisbon", resultado de uma passagem de Chasny pela capital portuguesa. Mais um músico estrangeiro que fica tomado de saudades pelas ruas do Bairro Alto...

Sem comentários: