terça-feira, novembro 21, 2006

Song # 73 - «Lusofonia - A [R]Evolução»


«Portugal, Junho de 2006. Um passeio em dezenas de cidades dava-nos um cenário de bandeiras desfraldadas: a Portuguesa, Brasileira e Angolana. Frequentemente juntas, foram consequência do impacto de um jogo (o futebol) na valorização de identidades, por ocasião do Mundial.
É no mesmo Portugal que uma geração de músicos usa dimensões das suas identidades para retirarem matéria prima para se recriarem com sons, batidas, ritmos e melodias. Tal como o desporto, a música tem a capacidade de unificar, e se a Lusofonia se materializou na geminação de bandeiras com o futebol, é ela que une músicos, DJs e produtores num só movimento.
“Lusofonia, A (R)Evolução”, é um documentário que retrata a música no espaço lusófono. Ao debruçar-se sobre um movimento musical que emerge da cidade de Lisboa – que passa por Sara Tavares, Lura, Nell Assassin, SP&Wilson, Nigga Poison, Chullage, Da Weasel, Cool Hipnoise ou Buraka Som Sistema – contextualiza-o à luz de vários momentos históricos, políticos, sociais e musicais. Mais, estabelece-lhe a ponte com África (de Raúl Indipwo, Tito Paris, Celina Pereira, Tcheka ou Bonga) e Brasil (de Chico Buarque, Seu Jorge ou Marcelo D2), evidenciando a partilha de afeições musicais, estéticas e as inspirações.
Este documentário surge através da delegação portuguesa da Red Bull Music Academy. Esta plataforma mundial de música está radicada em mais de 50 países, tornando “Lusofonia, A (R)Evolução” um cartão de visita da Lusofonia e do movimento de Lisboa. É também o marcar de uma posição de forma genuína dados os sinais evidentes de uma partilha de afectos Lusófonos – tão bem expressos, de novo, no desporto e na música...»
«Lusofonia, A [R]Evolução» foi ontem apresentado no Fórum Fnac do Chiado, para uma plateia diminuta, mas interessada...

Sem comentários: