A revista Wire, na sua edição do mês de Outubro, para além de conter um artigo de Pedro Gomes acerca das novas bandas portuguesas que gravitam em redor da Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, traz de oferta um CD intitulado "exploratory music from portugal 05", por ocasião do festival londrino Atlantic Waves, que levou à capital inglesa nomes como Wray Gunn, The Legendary Tiger Man, Dead Combo, Blasted Mechanism ou The Gift.
O CD, dividido em 3 partes - South, East e North - funciona como cartão de visita para as várias manifestações da música portuguesa , desde o fado de Joana Amendoeira e Helder Moutinho, o rock de Dead Combo, Tiger Man ou Fat Freddy, a electrónica de 1-Uik Project ou The Gift, a poesia musical de Américo Rodrigues, o minimalismo de Adriana Sá e Margarida Garcia ou os experimentalismos vários de Sei Miguel e Rafael Toral.
Miguel Santos, o responsável por esta compilação, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, dá-nos assim um excelente veículo para o encontro com novas e velhas manifestações musicais do nosso Portugal. Muito bom.
Sem comentários:
Enviar um comentário